Descompressão Negócios 2016
18 de março de 2016
Problemas de conexão afetam diversas operadores na região sul do Brasil.
24 de fevereiro de 2017

Rompimentos nas principais rotas de comunicação do RS afetam severamente os serviços de internet.

26 de outubro de 2016.

Pelo presente, a InternetSul comunica a toda a comunidade e usuários gaúchos de internet que o Estado do Rio Grande do Sul é ligado ao restante do Brasil através de algumas operadoras de transporte de dados e que, próximo à BR 101 entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, durante essa semana, houveram múltiplos rompimentos de cabos dessas operadoras que causaram severos danos e lentidão generalizada em todo o serviço no RS por alguns dias.

A InternetSul, representando operações de internet que atendem a totalidade dos municípios do Estado, informa que todos os seus associados foram atingidos com diferentes níveis de impacto, desde lentidão a até comprometimento total de conexão em determinados casos pontuais.

Reafirmamos o compromisso de fomentar o crescimento do Rio Grande do Sul e realizar a inclusão digital, levando conectividade e comunicação de dados para todo o povo gaúcho. Vale lembrar que o impacto não foi sentido apenas entre os associados desta entidade, mas também por outras operadoras, inclusive algumas com presença nacional de serviço móvel (3G e 4G), que em determinados momentos também tiveram interrupção do serviço.

A solução apontada para a prevenção de novos apagões é a viabilização de novas rotas de acesso e comunicação entre o Estado e o restante do país. Para tanto, é fundamental a entrada de novas operadoras de transporte ou criação de novas rotas que possam agregar qualidade, agilidade e redundância à rede.

A fragilidade no transporte interestadual de dados é uma característica antiga em nosso Estado, o que já foi apontado a órgãos governamentais e também levado a investidores internacionais como oportunidade de negócios.

Todo o setor que atua na comunicação de dados e serviços de internet no Estado, nesse momento, mais uma vez retoma o debate e, juntos, buscam solução para que os usuários gaúchos possam usufruir da qualidade de conexão que merecem.

Juntos tornaremos ainda mais sólida a nossa caminhada para a efetiva inclusão digital, desenvolvimento do nosso Estado bem como conforto e melhoria de vida de todas as pessoas e usuários da rede.

Atenciosamente,

Luciano Franz
Presidência InternetSul