LinkISP: primeiro dia movimentou cenário de provedores
8 de agosto de 2019
A sanção do PLC 79/2016 na integralidade é um “genocídio” dos ISPs
26 de setembro de 2019

A InternetSul marcou presença em um dos principais eventos setor brasileiro de Internet e Telecomunicações, a Netcom, que reúne em São Paulo empresários, profissionais, acadêmicos e representantes do poder público para discutir tendências e realizar negócios.

O evento segue uma tendência de crescimento do mercado: conforme a consultoria IDC, em 2019 os investimentos no segmento infraestrutura de redes e TIC devem crescer 4,9% no país, movimentando cifras altíssimas.

Representante dos provedores de internet na região Sul do país, a InternetSul é precursora e incentivadora dos movimentos de fomento ao avanço da Internet no Brasil e América Latina.

“Este evento, composto por uma grande feira e um congresso com a discussão de temas relevantes, se consolida pelo movimento crescente dos provedores, graças ao aumento da demanda por conectividade. Este é um mercado que já se solidifica em todo o Brasil”, explica Ivonei Lopes, vice-presidente da InternetSul. “O foco da nossa participação, em estande conjunto com os parceiros da RedeTelesul, é consolidar os provedores como um mercado com potencial de compra maior do que as operadoras”, completa.

As ações de fomento, segundo o VP, seguem a esteira de expansão do mercado nacional de provedores: segundo dados da F&S, o segmento de banda larga deve responder por cerca de 8,1%, em termos de taxa média de crescimento, do total de US$ 45 bilhões a serem movimentados pela área de Telecomunicações até 2022. E, nisso provedores de pequeno e médio porte – os chamados ISPs – serão a força motriz.

Aliás, já são: conforme a Anatel, o Brasil encerrou 2018 com 9.486 ISPs, alta de 8,5% sobre 2017, e, no período, dos quase dois milhões de contratos de banda larga fechados no país, 1,28 milhão foram firmados pelos provedores regionais.

“É dos ISPs a terceira maior fatia do mercado nacional de Internet. Estas empresas têm um crescimento anual superior ao das grandes companhias de Telecom, e é esta força que trabalhamos para tornar ainda maior”, ressalta Lopes.

Para 2019, a projeção da consultoria IDC é de que os ISPs expandam em 5% seu market share no país. Alinhada a este crescimento, a InternetSul, além de participar de eventos, também os realiza: há pouco, a entidade foi responsável pelo Link ISP, maior encontro da área de Internet do Sul, que reuniu cerca de 1,5 mil participantes em Gramado-RS.

Para 2020, o vice-presidente antecipa que o Link ISP já está sendo planejado, devendo trazer ainda mais movimento ao setor.

“Já estamos alinhavando parcerias, organizando os detalhes, aproximando fornecedores e associados. O LinkISP é uma iniciativa voltada ao crescimento do mercado de Internet. Nossa intenção é criar um ambiente a cada ano mais”, declara.

Entre outros temas, já estão na pauta do LinkISP 2020 questões acerca da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que entra em vigor em agosto do ano que vem e impacta todas as organizações de tecnologia no Brasil.

Um assunto ao qual a InternetSul também tem dado apoio por meio de um amplo trabalho em andamento para auxiliar seus associados nas questões de conformidade com a nova legislação. Há pouco, a entidade lançou um guia pocket sobre a importância do compliance com a LGPD, e sobre os passos para alcança-lo.

E logo virão novas iniciativas e aprofundamentos. “Teremos, em 2020, uma agenda de trabalhos, palestras e cursos voltados a nortear e incentivar as boas práticas para a aplicação da lei, entre outras frentes”, indica Lopes.
Participando do Netcom em parceria com a InternetSul, a Redetelesul também aposta na presença forte em eventos para movimentar o setor.

“O foco desta participação é levar as atividades do evento para as associações e promover o desenvolvimento do setor de infraestrutura de redes como um todo, fornecendo aos provedores associados os recursos e assessorias que os ajudem a crescer. A parceria com a InternetSul já dura mais de dez anos, pois compartilhamos do mesmo objetivo, que é promover a expansão do mercado de provedores de internet”, explica Benedito Matos, diretor de Regulamentação da Redetelesul. “Esta é uma parceria que promove a oportunidade da divulgação dos eventos regionais que desenvolvemos, como o Link ISP, da InternetSul, e o E-business 2020, ambos projetos com um público muito próximo. Esta aliança estratégica promove a união saudável no setor de infraestrutura de redes, que só fortalece o mercado. Juntos, nós somos mais de 500 provedores regionais”, finaliza Ivonei Lopes.

X