InternetSul busca apoio aos ISPs na questão da essencialidade
20 de Abril de 2020
Wi-Fi recebe liberação para uso de frequência de 6Hz
24 de Abril de 2020

A InternetSul, em sua defesa constante pelos interesses do setor, é notícia hoje na coluna da jornalista Marta Sfredo no jornal Zero Hora e no portal Gaúcha ZH. Acompabhe, abaixo, a íntegra da notícia:

O distanciamento social ocasionado pela pandemia de coronavírus gerou aumento no consumo de internet no país. Mas um efeito colateral foi a elevação da inadimplência entre os usuários do serviço. Segundo dados da Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet (InternetSul), o tráfego de internet chega a ser 40% maior durante o período.  

Nas últimas duas semanas, o número de clientes que deixaram de pagar a conta duplicou, de de 10% a 20%. Em algumas provedoras, esse índice é ainda maior e empata com a alta no consumo: 40%.

Segundo o presidente da  InternetSul, Ivonei Lopes, cerca de um terço de todo o consumo de internet no Brasil é atendido por pequenas e microempresas. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 10,3 milhões de usuários utilizam o sistema de 14,1 mil provedores regionais no país. Para esse grupo, a explosão da inadimplência pode ser fatal. Rio Grande do Sul e Santa Catarina concentram em torno de 200 mil empregos diretos no segmento.

A entidade pondera que é preciso amparar de alguma forma estas empresas, que podem enfrentar dificuldades para sobreviver e manter o serviço aos usuários. O pedido é que a população entenda que o pequeno provedor necessita dessa renda para garantir sua sobrevivência e seu serviço.

Veja a notícia original neste link: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/marta-sfredo/noticia/2020/04/consumo-de-internet-dispara-inadimplencia-nos-servicos-tambem-ck9actmmf00lf017naiey1m6l.html

X