O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), junto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai apoiar a capacitação de forças de segurança para combate a crimes virtuais, como ataques hackers contra órgãos públicos, invasão de sistemas e roubo de dados, em uma parceria com o Núcleo de Informação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (NIC.br).
Esta vitória foi divulgada na quarta-feira (03/02), pelo Ministro Marcos Pontes, em seus perfis sociais.
Com a participação da Abramulti – Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet, que também representa o NIC.br, a intenção é capacitar inicialmente 80 agentes das polícias civil e federal e chegar a 500 este ano por meio de aulas remotas.
O apoio do ministério veio depois da mobilização puxada por entidades como a InternetSul, e também prevê ações de conscientização, como a realização de um congresso sobre cibersegurança no segundo semestre.
A InternetSul foi uma das grandes defensoras desta decisão, inclusive levando a demanda para o MCTI em reunião no final de 2020, e colocando a pauta em destaque no evento virtual Fórum Líderes da Internet Brasil, realizado em dezembro.
“Com satisfação notificamos este feito. Prova que a Internetsul é uma referência em suas ações. Fizemos este pedido ao Ministro e o Ministério abraçou nossa causa. Uma grande conquista para nosso setor”, comemora o presidente da InternetSul, Ivonei Lopes.